1 de novembro de 2011

BIOGRAFIA PADRE OTONIEL DE SIQUEIRA PASSOS

Mons. Otoniel de Siqueira Passos, nasceu em 8 de outubro de 1913, no Engenho Sobrado, município de Canhotinho, filho do Capitão Dé e de Ana Rosa de Siqueira. Criou-se no sítio Camboim. Com 14 anos ingressou no Seminário de Garanhuns e fez o curso de Filosofia no Seminário de João Pessoa-PB. Ordenou-se padre em 5 de dezembro de 1937 e celebrou a sua primeira missa no dia 8 de dezembro do mesmo ano, na igreja Matriz em Canhotinho.
Foi o primeiro padre canhotinhense. Começou a sua vida sacerdotal em Garanhuns, lá permanecendo por cerca de dois anos, inclusive como gerente e redator-chefe do jornal “O Monitor”. Chegou a lecionar no colégio Diocesano de Garanhuns. Em 1939, assumiu sua primeira paróquia, em Belém de Maria. No ano de 1942 assumiu a paróquia de Calçado. Também teve participação importante na vida política de Canhotinho e chegou a ser prefeito do Município, no período de 1951 a 1955. na sua gestão realizou grandes obras, tais como a construção do prédio da Escola “Pe. Antônio Callou, de Alencar” inaugurada em 04 de junho de 1953 – primeira Escola estadual no município. Do prédio da antiga LBA (onde funciona a Secretaria de Saúde), da Praça da Bandeira (atual Praça Clóvis Vidal), além de muitas outras benfeitorias na área rural.
Ao final do mandato de prefeito, foi continuar sua trajetória como sacerdote na cidade de Bom Conselho, onde ficou até 1957, quando assumiu a paróquia de Panelas até 1993. foi lá em Panelas que Padre Otoniel fundou o primeiro Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco. Como pároco de Panelas, também assumiu a recém criada paróquia de Cupira, sendo o seu primeiro padre.
Em 1993, voltou novamente a residir em Canhotinho. Mas mesmo com a idade avançada não se afastou das funções sacerdotais, vindo a receber o título de Monsenhor.
Paralelamente à sua vida religiosa, o Mons. Otoniel exerceu várias atividades: inspetor de ensino do Estado de Pernambuco, técnico em assuntos educacionais do MEC e militante político em Canhotinho e Panelas.
O Monsenhor Otoniel de Siqueira Passos foi escritor e poeta brilhante tendo publicado os livros “Naquele Tempo” e “Fazenda São Vicente” com o pseudônimo Popassos. Escreveu também artigos para os jornais “Diário de Pernambuco” e Jornal do Comércio”. Em 2006, foi homenageado pela Folha de Canhotinho, da qual era grande incentivador. Será sempre lembrado por todos nós, como um exemplo de fé, sabedoria e amor às coisas de Deus e à sua terra.

FONTE: http://padrecallou.blogspot.com/2010/12/falando-da-escola.html