3 de outubro de 2011

Maestro NENÉU LIBERALQUINO

 
Nasceu em Canhotinho, uma cidade do Estado de Pernambuco, nordeste do Brasil.
Aos 7 anos de idade, começou a cantar em programas locais de rádio e televisão estimulado pelo seu pai, ganhando inclusive o I CONCURSO DE CANTORES INFANTIS  DO NORDESTE, patrocinado pela REDE GLOBO NORDESTE e produzido por Renato Phaelante e J. Raposo.
Aos 16 anos, interessou-se em tocar violão, influenciado pelo violonista Manoel Barbosa, amigo de seus pais, e pela Escola Brasileira de Violão, representada por Garoto, Paulinho Nogueira, Baden Powell, entre outros, tendo que desenvolver a partir daí uma técnica própria que lhe permitisse superar as dificuldades físicas e realizar seu desejo, tornando-se, dessa forma, um violonista auto-didata e mantendo-se fiel ao estilo brasileiro de tocar violão.
Sua formação acadêmica em Música foi realizada na Berklee College of Music ( Boston – USA ), onde se graduou em “Composição” em dezembro de 1988,  tendo estudado  regência com o maestro David Callahan, mestre em música pela University of Massachussets, e composição com Thomas McGah, mestre em música pela Boston University e compositor comissionado pela Harvard Musical Association, Massachussets Council for the Arts e M.I.T Concert Band.
No Brasil, participou de outros cursos de capacitação nas áreas de Regência, Análise Harmônica e Composição, além de ser Licenciado em Letras pela UFPE. Foi regente da Camerata de Violões do Centro Experimental de Música do SESC - SÃO PAULO e regente de Coro. Há quatro anos, é o regente titular e diretor artístico da Banda Sinfônica Cidade do Recife, e tem ministrado vários cursos nas áreas de Arranjo, Harmonia Tradicional e Jazzística.
Como instrumentista solo já lançou dois CD’s  – o primeiro, em 94 , pela Polydisc/Sony Music , com produção de da Flauta ;  o segundo , em 96,  pela GHA RECORDS ( um dos mais prestigiados selos europeus , especializado em música para violão), tendo se apresentado em vários Festivais  no Brasil e no exterior, dentre eles: o ART&SOUL FESTIVAL ( Los Angeles , 1999) , o MONESTIÈS ( Toulouse , 1999) e o 8º Fesival de Violão ( Lyon , 1997 ), e de projetos e eventos musicais importantes tais como - Projeto Pixinguinha (Região Norte e Centro-Oeste), Cantorias Nordestinas (RJ), II Festival Latino-Americano de Artes Sem Barreiras (SP), I International Special Arts Festival (Izmir-Turquia) e do Show de Lançamento do ANO INTERNACIONAL DA CULTURA DA PAZ ( UNESCO - Paris ) , como único músico brasileiro convidado.
Seu terceiro CD, entitulado ACQUALUZ, primeiro com o seu TRIO, foi lançado no final de 2002, e com este trabalho fez uma turnê por cinco cidades pernambucanas dentro do Projeto Instrumental do SESC (PE), e participou de outros projetos relevantes, dentre eles: TOM BRASIL ( projeto do BB ), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Projeto Instrumental na Torre Malakoff (PE), projeto Instrumental de Fernando de Noronha (PE), INSTRUMENTAL IN CONCERT (PE),  projeto VILLA-LOBOS (Clube do Choro – Brasília ).
Foi diretor musical, violonista e arranjador do CD “ALMA DE TUPI”(1999) da cantora Teca Calazans. Fez a direção musical do 1º CD do violonista Cláudio Almeida, de dois discos do cantor Gonzaga Leal -  “Minha Adoração” (Um Tributo a Nelson Ferreira-2002) e “E SENTIRÁS O MEU CUIDADO“ (Cantando Capiba-2005) e do mais recente disco de Maurício Cavalcanti – “Além das Fronteiras do Universo”(2006), no qual participou também como violonista e cantor. Ademais, compôs a Trilha Sonora do disco de poesias do escritor Maximiliano Campos (2001) e participou como arranjador e violonista do CD “LOAS E LENDAS” (2000) do cantor Zé Rocha e dos CD’s “O OLHAR BRASILEIRO (2000) - “E O NOSSO MÍNIMO É PRAZER”(2007) do cantor Gonzaga Leal.
Em 2002 e 2004, participou da I e da II CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE ARRANJADORES E REGENTES DE BANDA SINFÔNICA, realizada em Tatuí ( SP ) e desde 2005, vem sendo o Diretor Musical e Regente do CONCURSO DE MÚSICA CARNAVALESCA PERNAMBUCANA, promovido pela Prefeitura do Recife, tendo lançado quatro CD’s sob a sua direção com as músicas vencedoras.
Em 2006, uma das suas composições para violão solo – “Valsa Pro Manoelito”- foi publicada pela revista americana ”FINGERSTYLE MAGAZINE” (number 15 -2006 ). Este ano, a revista alemã “AKUSTIK GITARRE” (März-April 2010) publicou sua composição “MANA”, também para violão solo.

fonte: http://www.neneuliberalquino.com/o_violonista/release.html